Projeto que reúne soluções de impressão digital que permitem a impressão sob demanda é conhecido como Texperience Eco Factory e foi desenvolvido pelo Grupo Bloom em parceria com a companhia israelense Kornit Digital.

Produção sem a necessidade de contar com estoque, imprimir estampas apenas na quantidade necessária para determinado projeto. Esse é o diferencial que a chamada “fábrica do futuro”, espaço que reúne soluções em impressão digital e estamparia, do Grupo Bloom em parceria com a Kornit Digital, apresentam. Além do mercado de moda, o projeto da Eco Factory, que evita desperdícios e elimina a necessidade de estoque, também é voltado para o setor de decoração. Na última semana, empreendedores do segmento puderam conhecer o ambiente.

Felipe Sanchez, CEO do Grupo Bloom destaca que o projeto mostra como uma fábrica de desenvolvimento de estampas em tecidos e peças prontas pode mudar o formato de consumo atual. “O Texperience traz o conceito de fábrica do futuro e agora um dos diferenciais é que, além de apresentar as soluções que vendemos de forma prática aos clientes, oferecemos a comercialização de tecidos sob demanda. Para o setor de decoração, significa a possibilidade de comprar apenas a necessidade para cada projeto, fomentando a personalização”, diz.

A oferta de estamparia sob medida para itens de decoração é realizada através da Boreal, spin off que compõe o Grupo Bloom e tem como premissa a venda de tecidos estampados sem quantidade mínima. Além do valor agregado, a estamparia digital permite ao empresário do setor de decoração aumentar o mix de oferta ao público.

No encontro que apresentou o espaço Texperience, a T.design, especializada em papéis de parede e estampas personalizadas estruturou um ambiente instagramável para que o empreendedor pudesse ver as inúmeras opções de estamparia para decoração. A escolha do ambiente foi um quarto infantil, com itens para roupas de cama e almofadas.

O conceito de eco factoring na decoração
Um dos grandes desafios do empreendedor que atua com itens personalizados é garantir a entrega de produtos únicos a um custo competitivo. Como necessita de estoque, nem sempre é possível manter a lucratividade, especialmente quando não há giro do tecido comprado.

Na Texperience, a Boreal proporciona a compra de tecidos com estampas de sua coleção ou enviadas pelo próprio consumidor, apenas na quantidade necessária para determinado pedido. Não há quantidade mínima e a personalização pode ocorrer em diversos tipos de tecidos, proporcionando maior versatilidade na composição de ambientes exclusivos.