Uma análise feita pela pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção mostra que a produção e venda deve desacelerar para 1,2% em 2022. Para driblar o cenário, digitalização tem sido saída e auxilia na melhoria de processos, maior produtividade e redução de custos e desperdícios

O setor têxtil enfrenta uma oscilação em suas produções e vendas, resultado das inúmeras dificuldades econômicas causadas pela pandemia e da recente guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Recentemente a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), instituição que representa nacionalmente a indústria têxtil, divulgou que existem fortes indícios de desaceleração tanto na produção quanto nas vendas. Essa previsão também aponta que as indústrias devem continuar operando abaixo dos níveis de antes da pandemia.

A análise feita pela Abit, mostrou que a produção deve desacelerar para 1,2% em 2022. A pesquisa ainda mostra que as vendas internas devem cair de 14,5% para 1%. O porta-voz da Global Química & Moda, empresa brasileira no setor de impressão digital têxtil, lamenta a queda nesse setor, mas aposta em outras soluções para ajudar a frear essa desaceleração nas produções. “Agora é o momento de pensar em novas estratégias para driblar essa situação, acredito que podemos contar com a tecnologia para mudar esse cenário. Existem algumas ferramentas que podem ajudar a potencializar a produção e vendas do setor têxtil. A impressão digital é uma dessas ferramentas e pode ser uma boa alternativa para melhorar a indústria da moda. Além da redução de custos, ela ajuda a manter uma  escala produtiva, efetuando um melhor aproveitamento dos insumos.” avalia.

A tecnologia como solução para crise

Para não perder as vendas nessa retomada, o setor têxtil precisa digitalizar a produção, reduzindo perdas e otimizando o uso de matérias-primas, tintas e tecidos. Com a falta desses insumos, as indústrias têm duas opções: continuar aumentando os preços ou buscar uma nova solução que seja vantajosa para o produtor e consumidor.  A tecnologia pode ser uma grande aliada nessa retomada. 

A impressão digital têxtil é uma das soluções em crescimento na indústria da moda, e pensando nesse cenário atual. 

De acordo com a pesquisa O Futuro da Impressão Digital Têxtil, realizada pela Smithers Pira, a estimativa é de que a solução movimente em todo o globo a cifra de US$ 3,75 bilhões até 2023, superando os R$ 20 bilhões. “O próprio varejo pode investir em peças com maior valor agregado e otimizar suas vendas. Um exemplo é a oportunidade de personalização na frente de vendas, com a impressão digital,” finaliza o CEO da GQM.